A OpenAI está desenvolvendo um produto de busca na web, parcialmente desenvolvido pelo Microsoft Bing, disse uma fonte ao The Information.
Isso não deveria ser muito surpreendente, considerando:
Por que nos importamos. OpenAI criou um produto popular no ChatGPT e tenho visto muitas evidências anedóticas de que algumas pessoas o usam de forma semelhante a um mecanismo de busca. Se a OpenAI realmente lançar um produto de pesquisa, valerá a pena observar para ver se ele se tornará uma fonte de tráfego orgânico significativo ou valor para marcas e empresas.
A OpenAI poderia desafiar a Pesquisa Google? Sou a favor de mais alternativas de pesquisa. Mas poderia a OpenAI desenvolver um mecanismo de busca que realmente rivalizasse com o Google? Estou extremamente cético neste momento.
Basta olhar para a Microsoft – uma empresa de 3 biliões de dólares – que não conseguiu fazer poucos progressos em relação ao Google durante duas décadas, mesmo depois de todos os investimentos e funcionalidades do AI Search que lançou no ano passado. Veja: Um ano depois: poucas mudanças na participação de mercado de busca do Microsoft Bing
Google é Pesquisa – é um hábito para as pessoas , como apontado recentemente no depoimento do CEO da Microsoft, Satya Nadella, durante o ainda não resolvido julgamento antitruste do Google .
Vimos tantos motores de busca serem lançados com entusiasmo sobre ser o maior e mais recente “assassino do Google” (Blekko, Cuil, Neeva, et al.) – e finalmente falharem. A realidade? A Pesquisa Google é sempre a verdadeira assassina.
Em termos de compreensão até onde o ChatGPT ainda precisa ir: o Google obteve cerca de 84,2 bilhões de visitas, enquanto o ChatGPT obteve cerca de 1,6 bilhão em dezembro.