O software de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) oferece às empresas um sistema centralizado para organizar dados de contato, gerenciar oportunidades e se comunicar com os clientes. As empresas devem entender as estatísticas sobre o uso de um CRM para entender por que essa tecnologia de vendas é tão popular e aprender os tipos de retornos tangíveis que ela oferece. Como outros aspectos do negócio, os CRMs vêm com benefícios e desafios que essas 10 estatísticas de CRM ajudam a explicar.
Um sistema de CRM é crucial para uma operação de vendas organizada e produtiva, e é por isso que tantas empresas investem nessa tecnologia. Essas estatísticas mostram o quão populares são os CRMs, como a maioria das empresas os está usando e para onde o mercado de CRM está indo no futuro.
É totalmente sensato que quase todas as empresas com funcionários adotem um sistema de CRM em suas operações. Sem alguns dos principais recursos de CRM , como gerenciamento de contatos, geração de relatórios e automação do fluxo de trabalho , as empresas geralmente se encontram desorganizadas e as atividades de vendas falham ou se prolongam por mais tempo do que o necessário.
Além disso, devido a todas as opções de CRM específicas do setor atualmente disponíveis, empresas de nicho podem executar algumas das funções de operações por meio de seu sistema de CRM. Por exemplo, as empresas de construção e contratação precisam de ferramentas de gerenciamento de projetos para supervisionar e acompanhar os projetos de trabalho que estão realizando para seus clientes. Portanto, eles encontrariam produtos de CRM especializados com módulos de gerenciamento de projetos muito úteis para gerenciar essas funções.
(Fonte: GrandView Research )
Se você observar algumas das principais prioridades e metas das empresas no momento, a maioria deseja ver melhorias nas atividades relacionadas a vendas. Por exemplo, 75% querem fechar mais negócios, 48% querem melhorar a eficiência do funil de vendas e 69% querem converter mais contatos em clientes. Acontece que os sistemas de CRM são construídos para ajudar a melhorar esses aspectos de vendas.
Produtos como Salesforce e Zoho CRM, por exemplo, atuam como bancos de dados de leads e clientes, bem como plataformas de automação de fluxo de trabalho. Com a automação, você pode realizar tarefas como se tivesse funcionários adicionais sem os mesmos custos. Isso permite que você inicie e finalize o processo de vendas mais rapidamente por meio de recursos como atribuição automática de leads ou automação de campanha por e-mail, aumentando a eficiência do funil de vendas e fechando mais negócios.
Como as organizações continuam a confiar em CRMs, não há dúvida de que o mercado global dessa tecnologia aumentará. Essas plataformas são simplesmente muito valiosas para as empresas enquanto, ao mesmo tempo, produtos mais gerais e especializados estão sendo desenvolvidos todos os dias. Além disso, tendências como inteligência artificial (IA) em sistemas de CRM estão se tornando recursos cada vez mais populares adotados por usuários de CRM.
(Fonte: ThriveMyWay )
Um dos desafios mais comuns na implementação de um CRM é fazer com que os usuários utilizem totalmente seus recursos. Essas estatísticas de CRM informam com precisão como pode ser difícil adotar um CRM, bem como por que as empresas optam por investir nessas plataformas.
Isso mesmo – quase metade de todas as tentativas de adotar um novo sistema de CRM falha. Para piorar, mesmo os “bem-sucedidos” ainda não conseguem implementar o CRM completamente como planejado. Na verdade, apenas 40% de todos os clientes de CRM têm uma taxa de adoção organizacional superior a 90%, o que significa que a maioria dos usuários de negócios não aproveita totalmente o que essas plataformas têm a oferecer.
A falta de conhecimento técnico do produto é citada como uma das principais barreiras para a adoção do usuário. Para garantir que seus projetos de implementação de CRM ocorram sem problemas e sejam bem-sucedidos, confira nosso artigo sobre as seis maneiras de aumentar a adoção de CRM .
(Fonte: SuperOffice )
No ambiente de negócios atual, manter o foco em seus clientes e em sua experiência geral é fundamental para seu sucesso e crescimento de receita. É também a principal razão pela qual a maioria das organizações adota um CRM. Muitos recursos incorporados a essas plataformas são projetados para se comunicar com os clientes por e-mail, telefone ou bate-papo, além de criar um processo de serviço tranquilo por meio de ferramentas como processamento de pagamentos e gerenciamento de tíquetes de serviço.
O HubSpot é um exemplo de um excelente sistema de CRM para aprimorar a experiência do cliente e manter o foco neles. Um recurso específico é a capacidade de criar conversas de bate-papo ao vivo com bots de IA com clientes em seu site. Os usuários podem ajudar clientes e leads a navegar em seu site ou receber solicitações de serviço por meio de um criador de conversas. Depois de totalmente projetado, os clientes podem passar por sua jornada com sua marca sem a necessidade de um representante ao vivo.
Apesar de os projetos de adoção geral falharem e do fato de que a maioria das empresas não adotam o CRM completo de todos os usuários, os representantes de vendas ainda são os usuários mais frequentes de um sistema de CRM. Isso é óbvio, pois a maioria dos recursos de um produto de CRM, como organização de dados de leads, recursos telefônicos e ferramentas de geração de propostas, são projetados principalmente para eles. O objetivo de um CRM é facilitar o trabalho e ajudar na capacitação de vendas .
(Fonte: HubSpot )
Se você investir em um CRM e usá-lo ao máximo, verá benefícios tangíveis na forma de produção de vendas, conversões e retornos financeiros. Essas estatísticas mostram como um investimento em CRM ajuda sua empresa a crescer.
É bem simples: a tecnologia de vendas pode aumentar as vendas. Se você fornecer as ferramentas necessárias para manter as equipes de vendas mais organizadas e produtivas e liberar mais tempo usando recursos de fluxo de trabalho automatizados , os representantes de vendas obterão leads através do funil de vendas mais rapidamente. Eles também fecham mais negócios e, finalmente, trazem mais receita de vendas.
Os CRMs também ajudam você a rastrear a receita recém-obtida por meio de relatórios e recursos de painel . O Pipedrive, por exemplo, oferece um painel em tempo real que publica informações sobre negócios fechados, receita gerada e atividade de vendas, como e-mails enviados ou chamadas feitas à medida que ocorrem em sua operação.
Uma maneira de aumentar a receita envolve as taxas de conversão do pipeline. Em outras palavras, melhore a porcentagem de negócios fechados em relação ao total de leads gerados. Os CRMs ajudam você a fazer isso por meio de recursos projetados para nutrir leads automaticamente por meio de campanhas de e-mail, além de entender melhor as necessidades de cada cliente em potencial, armazenando suas informações nos registros de leads.
Ao automatizar a nutrição de emails, você pode se comunicar com mais leads de uma só vez. Além disso, conhecer e armazenar as informações ideais em um banco de dados de CRM ajuda a estabelecer relacionamentos robustos com os leads, pois você pode fornecer soluções com base em suas necessidades, provando que você realmente se preocupa com eles, priorizando o que pode ajudá-los e não apenas fechando a venda. Ambos os fatores de CRM são ingredientes-chave para melhores números de conversão.
(Fonte: Zomentum ) See More
Por mais interessante e otimista que seja esse número de ROI, o mais impressionante é o crescimento estimado da projeção. Por exemplo, em 2011, o ROI de um CRM foi estimado em US$ 5,60 por dólar gasto no produto. Esse número subiu para $ 8,71 em 2014, que agora aumentou exponencialmente oito anos depois, para a marca de $ 30,48. Os CRMs não estão apenas se tornando mais populares, mas também comprovadamente produzem melhores resultados financeiros à medida que avançam.
(Fonte: Grupo de Consultores Dinâmicos )
Embora o ROI médio de um CRM seja impressionante, as empresas não devem esperar esses resultados imediatamente. De acordo com esta estatística de CRM, levará um pouco mais de um ano para a implementação e adoção do sistema antes que o benefício do ROI seja alcançado. Portanto, é essencial manter a paciência e permitir que sua equipe se adapte ao uso de seu novo software antes de determinar se está funcionando ou não.
(Fonte: HubSpot )
O uso de um CRM torna sua empresa mais simplificada, organizada e colaborativa por meio dos recursos que eles oferecem. Apesar dos desafios comuns de adoção do usuário que muitas organizações enfrentam, essas estatísticas de CRM são a prova de que, se implementadas adequadamente, as empresas melhorarão sua eficiência de vendas e fecharão mais negócios. Mais novos negócios trazidos significam maior receita para sua empresa e levam a fortes ROIs que seu CRM ajuda a gerar.