Terça, 18 de Janeiro de 2022 04:11
61 98433-0150
Meio Ambiente Distrito Federal

Ecoparques são tema de audiência pública da CLDF nesta quinta-feira (25)

A partir de notícia sobre a intenção do Governo do Distrito Federal instalar três Unidades de Tratamento Mecânico Biológico (UTMBs) – chamadas de E...

25/11/2021 10h35
13
Por: Comunicação Fonte: Agência CLDF

A partir de notícia sobre a intenção do Governo do Distrito Federal instalar três Unidades de Tratamento Mecânico Biológico (UTMBs) – chamadas de Ecoparques – por meio de Parceria Público Privada (PPP), a deputada Arlete Sampaio (PT) observou que não foi deflagrado ainda o processo de discussão com as cooperativas de catadores de materiais recicláveis. Para suprir a lacuna, a distrital propôs a realização de uma audiência publica virtual sobre o tema que será realizada nesta quinta-feira (25), às 19 horas, transmitida pela TV Câmara Distrital.

“É importante ressaltar que os catadores desempenham um papel central na coleta seletiva e reciclagem de materiais, atividade que garante a sobrevivência de vários trabalhadores e suas famílias”, avalia a parlamentar. Arlete também nota que é dever da CLDF promover esse debate: “Temos de publicizar a discussão dando voz aos catadores de materiais recicláveis e garantindo espaço para que o GDF faça os devidos esclarecimentos”.

Segundo a matéria divulgada na imprensa, conduzida pela Secretaria de Projetos Especiais do DF, a criação dos Ecoparques tem como meta ampliar o tratamento de resíduos sólidos urbanos, gerando biogás, aumentando a reciclagem e reduzindo o material aterrado. Aponta ainda que uma das ramificações do projeto é a implementação de Instalações de Recuperação de Resíduos, que melhorariam o aproveitamento dos resíduos sólidos. Diante do quadro, a deputada defende ser “necessário que sejam construídos elementos de garantia de direitos aos catadores em consonância com a política ambiental no DF”.

Marco Túlio Alencar - Agência CLDF